Prof. Dr. Roth Vargas

NEROUCIRURGIÃO

Campinas SP

Brazil

Tel. (55) X 19 9 3789 5577

www.cmcnet.com.br


Hospital

Departamento NEUROCIRURGIA

Dr. AA. Roth Vargas

Clique Aqui Clique Aqui





HOSPITAL CENTRO MÉDICO CAMPINAS

CMC... - “Fundação Centro Médico Campinas” é uma instituição hospitalar e de ensino médico resultante de um projeto do Dr. John Cook Lane, - Clinica Lane – Campinas. Competente Professor, renomado Cirurgião Vascular, há trinta e cinco anos iniciou seu projeto de desenvolver em Campinas uma “Casa de Médicos” e através de seu inigualável “espírito empreendedor” conseguiu amparo junto à empresa “Robert Bosch Brasil” recursos para construir um “embrião” que em poucas décadas se transformaria em um Hospital de alta tecnologia. A multinacional Bosch acreditou em John Lane e apoiou seu projeto ao longo de mais de vinte e cinco anos, posteriormente possibilitando ao “Centro Médico” caminhar com suas “próprias pernas” e transformar-se em uma Fundação.

Essa casa orgulha-se de John Lane, seu fundador.

Neurocirurgia em Campinas - teve seu início através do renomado Dr. Francisco Cota Pacheco, um dos pioneiros da Neurocirurgia brasileira, adquiriu seus conhecimentos na University of Arkansas, Little Rock USA, onde permaneceu seis anos como médico residente. Cota Pacheco iniciou a neurocirurgia de Campinas e dirigiu o Departamento de Neurocirurgia do CMC e do antigo Hospital Santo Antônio, e assim atuou durante vários anos nessa cidade. Posteriormente outros neurocirurgiões iniciaram suas atividades em Campinas – Roque Balbo, Gama e Silva, Nubor Facure, Jorge Facure. Colegas competentes e de inestimável valor que muito contribuíram para Neurocirurgia brasileira.

Há cerca de vinte anos o Departamento de Neurocirurgia do “CMC” é dirigido pelo Prof. Dr. Roth Vargas. Com formação em Neurologia Clínica no serviço do Prof. Dr. Roberto MelaragnoHospital Servidor Público Francisco Morato em São Paulo e Residência em Neurocirurgia com Prof. Hermann DietzMedizinische Hochschule Hannover-Deutschland, obteve o título de Especialista em Neurocirurgia na Câmara de Médicos da Baixa Saxônia – “Fachartzt für Neurochirurgie Ärtztekammer Niedersachsen”. Após cerca de sete anos naquele país reiniciou atividade profissional no Brasil como Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – onde permanece por cerca de vinte anos e defendeu tese sobre Fratura de Base de Crâneo obtendo título de Mestre. Era Reitor da Unicamp o Prof. Aristodemo Pinotti, dirigia o departamento de Neurologia e Neurocirurgia o Dr. Nubor Facure, e nessa ocasião iniciaram também como docentes Dr. Guilherme Borges e Dr. Nazareno Brito formados em Mainz com Prof. Schürmann e Dr. Donizeti Honoratto formado em Lyon com Prof. Lapras.

Dr. Roth Vargas iniciou a RESINDÊNCIA MÉDICA EM NEUROCIRURGIA no Hospital Centro Médico Campinas. Mais de trinta médicos de diferentes regiões do país realizaram e realizam a formação neurocirúrgica em nosso departamento. Há cerca de dez anos o Hospital Santa Casa de Limeira através de seu Departamento de Neurocirurgia, é parceiro na residência médica nessa área. São realizadas cerca de mil neurocirugias/ano nas duas instituições.

Vídeo-Cirurgia da Coluna Vertebral - é uma sub-especialidade dentro do departamento de Neurocirurgia do CMC. Somos um dos pioneiros desenvolvendo essa técnica no Brasil. Nosso projeto teve início em 2008 e com apoio de Richard-Wolf – www.richard-wolf.com - empresa secular pioneira em endoscopia fundada em 1906 pela família Wolf em Berlin, fazemos parte do CIT – Centro de Treinamento Internacional R-W localizado em Itatiba SP a 20 km de Campinas.

Cerca de 120 médicos até junho/2012, dos mais diversos estados Brasileiros e países vizinhos, realizaram o treinamento em cirurgia endoscópica da coluna nos Cursos Periódicos patrocinados pela RW Brasil em nossa instituição com transmissão de cirurgias “ao vivo” e no CIT RW-Brasil em Itatiba onde são realizadas cirurgias endoscópicas em animais.
Rua Dr. Edilberto Luís Pereira da Silva 150
Barão Geraldo - Campinas/SP