Prof. Dr. Roth Vargas

NEROUCIRURGIÃO

Campinas SP

Brazil

Tel. (55) X 19 9 3789 5577

www.cmcnet.com.br


Espaço Cultural

DAS WOHLTEMPERIERTE KLAVIER

Conhecido em português como CRAVO BEM TEMPERADO - é uma coleção de partituras musicais do compositor JOHANN SEBASTIAN BACH em 1722. CRAVO é um instrumento musical, conhecido na língua italiana como CEMBALO, possui teclado semelhante ao piano e ao ser executado tem suas cordas "puxadas, beliscadas" por espécies de garras. Diferencia-se do Piano, pois neste as cordas são "batidas" por martelos de madeira recobertos com feltro, o que produz um som com ressonância. O instrumento Cembalo produz um som "seco", sem ressonância, entretanto o Piano só foi utilizado por Bach em 1747 (Postdam) executando Ricercare (fuga) 3 vozes.



O “Cravo bem temperado” é composto por prelúdios e fugas – prelúdios são trechos musicais introdutórios de eventos maiores p.ex. balé, ópera; não se repete, é um “anti-pasto, couvert”, fugas – música com um tema principal em que variações (vozes) vão se entrelaçando, dialogando em frases entre si. Bach utilizava prelúdios para introduzir fugas. Como o próprio nome indica as “vozes” se entrelaçam parecendo fugir uma das outras e finalmente aprecem em um grande diálogo. Também conhecidas como ricercare, fantasias... caprichos.

Aqui para seu momento de relax escolhemos essas 3 peças dessa interessante época Barroca. Ouça as vozes, diálogos e os diferentes sons de Cembalo e Piano.

Link 01
Link 02
Link 03
Link 04
Rua Dr. Edilberto Luís Pereira da Silva 150
Barão Geraldo - Campinas/SP