Prof. Dr. Roth Vargas

NEROUCIRURGIÃO

Campinas SP

Brazil

Tel. (55) X 19 9 3789 5577

www.cmcnet.com.br


Cirurgia Minimamente Invasiva
O desenvolvimento de técnicas cirúrgicas com menos “agressão” ao corpo do paciente, chamada Técnica minimamente Invasiva, tem sua origem com o desenvolvimento da Endoscopia. Em 1806 Philipp Bozzini em Mainz desenvolveu o primeiro “tubo iluminado” com a finalidade de examinar cavidades naturais dos pacientes, iniciativa inicialmente rechaçada pela Academia Médica de Viena que reprovava a “tal curiosidade”... Ainda no século 19 temos outros cirurgiões na Europa e USA que deram sequência a essa iniciativa, aperfeiçoando o equipamento.

A produção industrializada de endoscópios encontra-se intimamente relacionada ao nome Richard Wolf, no início do século 20. Os primeiros endoscópios foram produzidos em Berlin em 1906 por Georg Wolf, possibilitando aos médicos investigar as cavidades humanas naturais através de tubos metálicos rígidos providos minúsculas lâmpadas nas extremidades, lentes e oculares; desenvolveram-se então equipamentos utilizados por otorrinolaringologistas, gastroenterologistas etc. Esse início foi continuado por Richard, filho de Georg, e hoje constitui empresa de renome internacional em equipamentos médicos, veterinários e industriais.

Os Endoscópios Flexíveis foram desenvolvidos entre 1950 e 1963 por Fernando Alves Martins em Portugal e Harald Hopkins USA. O uso de fibra óptica significa um importante avanço na endoscopia possibilitando utilizar-se fonte externa de iluminação. Até então os endoscópios eram providos de uma pequena lâmpada em sua extremidade o que certamente acarretava alguns riscos aos pacientes.

Esse breve resumo histórico nos mostra o desenvolvimento que vem a seguir da chamada “Key Hole Surgery” como é hoje conhecida a cirurgia vídeo endoscópica... “operação através do orifício da fechadura”. Saiba mais sobre a Cirurgia Endoscópica da Coluna clicando aqui
Rua Dr. Edilberto Luís Pereira da Silva 150
Barão Geraldo - Campinas/SP